Bissau, Guiné-Bissau
+245 95 00 00 00
wanepguinebissau6705@gmail.com

Consolidação da paz ambiental

A competição pelo ambiente e pelos recursos naturais é muitas vezes um fator que contribui para conflitos violentos.

A competição pelo ambiente e pelos recursos naturais é muitas vezes um fator que contribui para conflitos violentos. Embora estes fatores sejam raramente a única causa de conflitos violentos, a exploração excessiva do ambiente e a exploração dos recursos naturais podem não só aumentar a gravidade e a duração dos conflitos, mas também tornar a sua resolução muito mais difícil.

As alterações climáticas ameaçam exacerbar os conflitos existentes e criar novos conflitos. Muitos dos países que se espera sejam mais afetados pelas alterações climáticas são também afetados pela violência e pelos conflitos. O impacto das alterações climáticas nestas sociedades é suscetível de colocar uma tensão sobre os sistemas sociais e políticos destes Estados já frágeis.

Se o acesso directo a recursos naturais limitados, tais como terra, floresta, água e vida selvagem for dominado por um indivíduo ou grupo específico, isto pode levar a surtos de conflito violento. Assim, a marginalização ou exclusão de certos grupos destes recursos assegura que estes se tornem alvos fáceis de manipulação política.