Bissau, Guiné-Bissau
+245 95 00 00 00
wanepguinebissau6705@gmail.com

Cultura, Mídias, lobbing e desenvolvimento

Artes visuais, teatro, música, dança, artes literárias e cinema são utilizados para apoiar as comunidades em campanhas de resistência não violenta aos abusos de poder, para criar oportunidades para ultrapassar as diferenças, para abordar o legado da violência do passado e para imaginar um futuro livre de conflitos. Ao envolver-se com tais ferramentas participativas, o uso da cultura torna-se parte integrante da construção da paz e ajuda a lançar as bases para condições de paz sustentáveis.

O impacto dos media na escalada do conflito é amplamente reconhecido, talvez nunca mais pernicioso do que os media de ódio que alimentaram o genocídio no Ruanda. Mas embora os meios de comunicação social possam criar e ampliar divisões, também têm o potencial de desempenhar um papel importante e eficaz na prevenção de conflitos e na construção da paz. A busca de terreno comum elucidou sete áreas em que os meios de comunicação social podem desempenhar um papel de construção da paz:

A utilização eficaz dos meios de comunicação é, portanto, vital na prevenção de conflitos e na construção de uma paz sustentável.