Bissau, Guiné-Bissau
+245 95 00 00 00
wanepguinebissau6705@gmail.com

Educação para a paz

A educação para a paz promove os conhecimentos, aptidões e atitudes necessárias para ajudar as pessoas a prevenir conflitos, resolver conflitos de forma pacífica ou criar as condições para a paz.

Os valores centrais da não-violência e da justiça social estão no centro da educação para a paz. A não-violência manifesta-se através de valores como o respeito pelos direitos humanos, a liberdade e a confiança. A justiça social é alcançada através dos princípios de igualdade, responsabilidade e solidariedade.

A fim de alcançar estes ideais, os programas de educação para a paz em todo o mundo abordam uma vasta gama de temas. Estes incluem a não-violência, técnicas de resolução de conflitos, democracia, desarmamento, igualdade de género, direitos humanos, responsabilidade ambiental, história, capacidades de comunicação, coexistência, compreensão internacional e tolerância da diversidade.

Para criar diálogo público, diferentes facões da sociedade são frequentemente reunidas em programas de educação para a paz – estes incluem geralmente grupos da sociedade civil, escolas, líderes tribais e os meios de comunicação social. No entanto, devido às muitas áreas abrangidas pela educação para a paz, as iniciativas são principalmente determinadas pela cultura e contexto, bem como pelo âmbito e objetivos dos projetos.