Bissau, Guiné-Bissau
+245 95 00 00 00
wanepguinebissau6705@gmail.com

Princípios de funcionamento

A estratégia da WANEP-GB é localizar, capacitar, apoiar e acompanhar os atores locais na sua resposta ao conflito nas suas comunidades.

A construção da paz é um processo, não um evento. Pode ser gradual ou rápido, dependendo da natureza do conflito e das personalidades das partes.

A reconciliação está no centro da construção da paz. A construção da paz tem a ver com a reparação de relações humanas quebradas. Isto inclui a capacitação das vítimas para trabalharem na cura do seu trauma, sensibilizando os perpetradores para assumirem a responsabilidade pelas suas ações, e facilitando a comunicação entre os dois sectores, o que irá restaurar tanto a sua humanidade como as suas relações.

Construção colaborativa da paz. A construção da paz é uma questão de complementaridade e de colaboração, não de duplicação e nem tao pouco de competição. A estratégia da WANEP-GB centra-se na mobilização de atores para delinear claramente os seus papéis, responsabilidades, forças e limitações e para desenvolver uma resposta coordenada e harmonizada a qualquer conflito e processo de mudança.

As pessoas e a sua transformação são cruciais para a construção da paz. A transformação em vez de gestão ad hoc ou resolução de conflitos está no centro da filosofia da WANEP-GB. Acreditamos que as pessoas são os agentes da sua própria mudança. A conversão em vez de manipulação ou coerção está no centro da filosofia transformadora da WANEP-GB.

A construção da paz é um apelo ao compromisso, não a uma carreira. Sacrifício e resistência são as fortalezas intangíveis que guiam a WANEP-GB.

A construção da paz é estratégica e requer compromisso e flexibilidade a longo prazo. Cultiva a imaginação onde prevalecem as tendências reactivas imediatas. Leva as partes interessadas a olhar para além dos seus problemas e a ver um futuro. A visão é a estratégia que a WANEP-GB inicia como o primeiro ponto de entrada em qualquer situação de conflito.

Compreender as causas profundas dos conflitos é a chave para qualquer intervenção. Começando com uma avaliação exaustiva de todas as situações de conflito é a estratégia.

Inclusividade em resposta, envolvendo todos os atores e partes interessadas. Há muitos atores, instrumentos e sistemas diferentes que afetam a paz de uma relação, comunidade e sociedade. É essencial envolver todos os atores e planear com toda a situação em mente.

Manter o processo simples. O conflito já leva à confusão e ao desnorteamento. Ao ajudar as partes a reagir gradualmente de uma forma menos complicada, elimina o medo de que os conflitos, especialmente os intratáveis, sejam intransponíveis

O respeito pela dignidade de todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, religiosa ou cultural, é o fundamento das relações humanas. A construção da paz consiste em mostrar respeito e apreço pela nossa humanidade comum e viver com as nossas diferenças.

Prestação de contas. A nossa primeira linha de responsabilidade é para com aqueles que são os beneficiários da nossa intervenção. A fonte da legitimidade da WANEP-GB reside nos membros e comunidades que servimos.

Repudiou as agressões e  hostilidades  contra a estação emissora Rádio Capita