Bissau, Guiné-Bissau
+245 95 00 00 00
wanepguinebissau6705@gmail.com

Sobre Nós

A Rede da África Ocidental para a Construção da Paz (WANEP) é uma organização regional líder na construção da paz fundada em 1998 em resposta às guerras civis na África Ocidental nos anos 90.

Ao longo dos anos, a WANEP conseguiu estabelecer redes nacionais fortes em cada Estado membro da CEDEAO com mais de 500 organizações membros em toda a África Ocidental.

A WANEP coloca particular ênfase em abordagens de colaboração na prevenção de conflitos e construção da paz, trabalhando com vários atores da sociedade civil, governos, organismos intergovernamentais, grupos de mulheres e outros parceiros para estabelecer uma plataforma de diálogo, partilha de experiências e aprendizagem, complementando assim os esforços para assegurar a paz e o desenvolvimento sustentáveis na África Ocidental e não só.

 Em 2002, a WANEP estabeleceu uma parceria histórica com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), uma estrutura intergovernamental na implementação de um sistema regional de alerta Precoce e de resposta rápida (ECOWARN).

 A nível continental, a WANEP é membro do Clube de Paz e Segurança da União Africana (UA) Conselho Económico, Social e Cultural – ECOSOCC em representação da África Ocidental. A nível internacional, a WANEP tem estatuto consultivo especial junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) e é o representante regional da Parceria Global para a Prevenção de Conflitos Armados (GPPAC) na África Ocidental.

 A WANEP oferece cursos profissionais sobre prevenção de conflitos e construção da paz baseados em muitos anos de experiência prática a governos, empresas e profissionais em toda a sub-região e fora dela. O seu trabalho baseia-se num compromisso de profissionalismo e dedicação a um mundo de respeito mútuo, tolerância e paz.

Ao longo dos anos, a WANEP conseguiu estabelecer redes nacionais fortes em cada Estado membro da CEDEAO e tem mais de 500 organizações membros em toda a África Ocidental. Na Guiné-Bissau a WANEP foi criada no ano 2005.