Bissau, Guiné-Bissau
+245 956 019 506
wanepguinebissau6705@gmail.com

WANEP-GB Apoia Entrega de Certificado de Registo do Modelo de Quadro Lógico de Prevenção, Gestão e Resolução Pacífica de Conflitos.

A Organização Africana da Propriedade Intelectual (OAPI) entregou hoje, em Bissau, o certificado de registo do modelo industrial do Quadro Lógico de Prevenção, Gestão e Resolução Pacífica de Conflitos ao ativista António Pedro da Goia, conhecido como Toni Goia.
A iniciativa contou com o apoio da Rede de Paz e Prevenção de Conflitos da África Ocidental na Guiné-Bissau (WANEP-GB).
O certificado foi entregue pelo diretor-geral da OAPI, Carlos Sanca. A obra científica reconhecida reúne um conjunto de estudos de caso que evidenciam a ligação entre teoria e prática na resolução pacífica de conflitos.
Durante a cerimônia, a coordenadora da WANEP-GB, Denise Cabral, destacou a importância do momento:
“É com imensa alegria que nos reunimos hoje para celebrar a entrega do certificado de registo da propriedade intelectual do Quadro Lógico de Prevenção, Gestão e Resolução Pacífica de Conflitos do Senhor António Pedro da Goia. A prevenção, gestão e resolução de conflitos consistem em métodos e ações fundamentais para lidar com divergências dentro de grupos e sociedades.”
Denise Cabral ressaltou ainda os desafios enfrentados pela Guiné-Bissau, como pobreza extrema, desigualdade social, criminalidade, corrupção, instabilidade política e econômica, que dificultam a reconciliação e a construção de uma paz duradoura no país. Ela alertou para as múltiplas ameaças à segurança, incluindo extremismo violento, conflitos étnicos e comunitários, proliferação de armas, crime organizado, tráfico humano, violência baseada no gênero e consumo de drogas.
A coordenadora enfatizou que o quadro lógico desenvolvido por Toni Goia pode ser uma ferramenta estratégica para mitigar a violência e garantir a segurança e identidade da população guineense.
“Exortamos o Governo da Guiné-Bissau, através do Ministério da Educação, a desenvolver e implementar sistemas de ensino baseados neste quadro lógico, aprovado pela OAPI, como forma de promover valores positivos, informar, educar, sensibilizar e ajudar na formação da opinião pública para a promoção da segurança humana”, afirmou.
Na ocasião, foi reconhecida a dedicação de 23 anos de trabalho do ativista Toni Goia e o impacto potencial de sua obra para a transformação social. A WANEP-GB também encorajou a introdução do quadro lógico no currículo escolar, especialmente diante do aumento do uso de drogas e violência nas escolas.
A cerimônia foi concluída com agradecimentos ao diretor-geral da OAPI, Eng. Carlos Sanca, e ao autor do modelo, António Pedro da Goia, pelo contributo ao fortalecimento da cultura de paz na Guiné-Bissau.