
A WANEP, fundada em 1998, é referência regional na promoção da paz e prevenção de conflitos, atuando em todos os Estados membros da CEDEAO. Com mais de 600 organizações filiadas, a WANEP trabalha em colaboração com governos, sociedade civil, grupos de mulheres e jovens, e organismos internacionais, promovendo o diálogo e o reforço de capacidades.
Desde 2004, em parceria com a CEDEAO, a organização implementa a Rede Regional de Alerta Rápido e Resposta (ECOWARN), uma plataforma que recolhe e apresenta dados de alerta rápido, facilitando ações preventivas em situações de crise. A WANEP também estabeleceu Sistemas Nacionais de Alerta Precoce (NEWS) nos 15 países da região, incluindo a Guiné-Bissau, fortalecendo a resposta a conflitos e emergências.
No âmbito desta missão, a WANEP-Guiné-Bissau, através do seu ponto focal e analista do sistema de alerta precoce da CEDEAO no país, foi convidada a desenvolver uma proposta técnica, financeira e metodológica para avaliar e reforçar as capacidades dos técnicos/monitores do IMC em matéria de Alerta Précoce. A formação será realizada em Bissau e envolverá monitores das regiões de SAB, Gabú, Bafatá, Cacheu, Oio, Tombali e Quinara.
Segundo a organização, os monitores já foram capacitados na recolha de dados por meio do software “Kobo Collect”, mas necessitam de aprimorar o conhecimento sobre sistemas de prevenção de violência e resposta rápida, com foco especial na proteção das vítimas.
A proposta formativa foi elaborada com base nas necessidades identificadas pelo IMC e UNICEF, visando adaptar os conteúdos de Alerta Précoce de forma mais acessível e prática. O processo contou com a experiência de um formador especialista, com vasta atuação no sistema de alerta da CEDEAO desde 2014.
A formação terá duração de um dia, concentrando-se na partilha de experiências e no domínio de técnicas essenciais ao Alerta Précoce, contribuindo assim para a segurança e proteção das mulheres e crianças na Guiné-Bissau.
